O que achei do workshop de DDD da Caelum?

[Novo endereço: leandrosilva.com.br.]

Hoje participei do workshop de Domain-Driven Design que a Caelum promoveu junto com Phillip Calçado, consultor da ThoughtWorks.

O workshop foi excelente. Muito dinâmico, com conteúdo bastante abrangente, e muita mão-na-massa. Aliás, não tivemos nem computador. Fizemos tudo em cartões pautados, CRC-like, no melhor estilo free style!!!

Tenho praticado DDD há aproximadamente 1 ano e meio, na CVC Turismo, e confesso que ainda carregava comigo algumas dúvidas, tanto de abordagem quanto de implementação. Porque DDD não se aprende do dia pra noite, nem decorando um conjunto de padrões. DDD é muito mais do que isso. DDD é, fundamentalmente, sobre “melhorar a comunicação entre os envolvidos num projeto”. Incrível!

Com certeza esse é um treinamento que recomendo de mais. (Principalmente àqueles que vivem atormentados por DAOs e repositórios…. kkk)

Brincadeiras à parte, se você é um desenvolvedor sério, preocupado em produzir software de qualidade, que realmente atenda às expectativas do cliente, você precisa participar desse workshop.

Mais uma vez, ao Phillip e à Caelum, parabéns!

(Ah! Paulôôô, o coffe-break, como sempre, fantástico!)

10 Respostas para “O que achei do workshop de DDD da Caelum?

  1. Agora sei porque ninguem estava twittando😛

  2. Realmente valeu muito a pena Leandro.
    É muito importante ler, porém o mais legal é poder trocar idéias com quem pratica essas coisas no dia-a-dia.
    Até agora, dos 2 treinamentos que participei na Caelum, 100% de aprovação!
    Abrs, Rafael …

  3. Fala Rafael!

    Podescrê… Esse foi meu 3º treinamento na Caelum e não tenho nada a reclamar. Sempre a mesma excelencia, desde o atendimento até ao treinamento. Os caras estão de parabéns!

  4. E o mais interessante acho que são as discussões que rolam entre todos e as trocas de experiência

  5. @Sérgio

    Com certez absoluta! E eu acho que o formato “workshop” tende a facilitar muito isso…

  6. Opa, fizemos o workshop na mesma turma. O workshop foi bem bacana mesmo🙂

  7. Eu curti pakas😀

  8. Foi muito legal mesmo ! Também estava lá, e se eu soubesse que o autor do codezone estava lá com certeza trocaria idéia … bom, fica pra próxima !

  9. @Roger

    Opa! Não vão faltar oportunidades… com certeza!🙂

    Aliás, qual será próximo evento aqui em Sampa, hein?

  10. Lucas Ap Souza

    O workshop tava muito bom mesmo. O Philip esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre DDD. Trabalho com DDD há alguns meses e com certeza agora vou poder melhorar e aplicar todo poder dele…

Deixe uma resposta

