Por um Java mais efetivo!

Tempo atrás participei da primeira turma do treinamento de Arquitetura e Design de Projetos Java da Caelum, com “o cara”, Paulo Silveira – ele me diz que não é “o cara”, mas tô ligado que ele é sim.

Quem me conhece sabe que estou envolvido com Java desde meados de 97, versão JDK 1.1.8, quando tive que fazer um trabalho escolar – do curso de processamento de dados – e comprei o livro Aprenda Java em 24h. Então, cheguei ao treinamento com minhas expectativas lá em cima.

Felizmente, não me decepcionei. Não mesmo. O treinamento foi excelente, altíssimo nível sob todos os aspectos!

Não foi um treinamento de arquitetura de caixinha. Pelo contrario, foi um treinamento amplo e completo, abordando temas bem interessantes, como: Linguagens dinamicamente tipadas, REST, manipulação de bytecodes, AJAX, JSON, interfaces fluêntes, proxy dinânico, DSLs, e um monte de outras coisas legais. Tudo com muita propriedade e sobriedade de quem conhece do assunto.

Este é um treinamento que indico tanto a arquitetos e desenvolvedores experientes, quanto a quem apenas quer praticar um Java mais efetivo.

Sabe por que digo isso? Porque a grande sacada está na comunicação. A apostila é muito boa, mas o resultado das discuções e troca de idéias são infinitamente melhores. Isso é o que me motiva a participar de um treinamento.

Aliás, já que falei em praticar um Java mais efetivo, leia este post do Paulo.

Deixe uma resposta

