Google Developer Day 2008

Ontem participei do Google Developer Day 2008, evento patrocinado pelo Google. (Tá, tá, isto está óbvio, eu sei!) O evento aconteceu no WTC São Paulo, um lugar bem bonitão e tal; e tudo na faixa. Sim, di gratis.

Gostei bastante do evento, apesar dos assuntos terem sido tratados de maneira muito superficial, deu pra ter uma boa idéia sobre os produtos do Google for developers, que, sinceramente, eu não tinha.

Bom, vamos lá… Das apresentações que eu vi…

AppEngine – Permite que você coloque seu aplicativos Web para rodarem na infra-estrutura do Google. Ele é muito simples, você faz e testa seu aplicativo em sua máquina e, quando estuver pronto, apenas faz upload para o AppEngine e ele está no ar.

Uma das coisas que achei interessantes do AppEngine é que você usa o data store do Google, invés de um banco de dados relacional; e também pode usar o sistema de login do Google para a sua aplicação.

Ah! Um detalhe: Por enquanto, o AppEngine está disponível apenas para aplicações Python. Mas, segundo os apresentadores, outras linguagens estão vindo por ai – Java, Ruby e PHP foram as citadas.

Gears – É uma extesão de browser Web que permite você executar aplicações Web off-line. Ele armazena localmente um banco de dados relacional para seu aplicativo, que pode ser pesquisado e atualizado por JavaScript. E tudo isso de forma assíncrona!

Achei fantástico para aplicativos de uso em campo – como pesquisas e vendas, por exemplo.

OpenSocial – Define uma API comum para aplicativos sociais, permitindo total interoperabilidade entre estes. Com o crescimento dos aplicativos de redes sociais, não precisa nem dizer a importancia de algo assim, né?

Queria também ter visto as apresentações da API de Mapas e do Android, mas… Não se pode ter tudo sempre… ='(

O Akita também registrou a sua impressão sobre o evento – a gente se trombou por lá ontem e trocou umas idéias. Um ponto que ele citou e que concordo em genero, número e grau foi falta a Wi-Fi. Meu, precariedade total… Pelo amor de Deus! Levei meu note e quanto tentei conectar a uma rede, nada! Mas quanto a pessoas no note, eu vi bastante gente sim – principalmente com Mac.

(Ah! Tenho um protesto a fazer: Minha camiseta veio GG, eu pedi P!!!)

No geral, gostei muito do evento. Valeu muito a pena…

Deixe uma resposta

